quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trovão x Brisão de Verão

"A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é majestosa" Salmos 29.4

Discernir a voz de Senhor é um desafio muito freqüente para a maioria dos cristãos e quero refletir um pouco mais sobre isso. Em geral, nem sempre identificamos Sua voz porque estamos preocupados demais em emitir palavras durante nossas orações e menos preocupados em ouvir. Isso é fato! No mundo moderno é comum cumprimentarmos-nos com a habitual frase: "Oi, tudo bem?", mas ainda assim nem sempre paramos para ouvir a resposta à indagação que fizemos. Eu mesma já fiz isso, muitas vezes ! Faz parte de nossa cultura, em especial do paulistano em seu cotidiano agitado. Normal, mas não deveria ser assim.

Infelizmente em nosso relacionamento com Deus, dispensamos muito mais tempo em contar para Deus coisas que são importantes para "nós", quer seja em orações pragmáticas, em jargões decorados, em clamores necessários porém exaustivos e repetitivos, dentre outros.Não resta dúvidas de que a oração aliada ao jejum é uma arma poderosa e legítima do cristão, é uma arma infalível de vitória! O inimigo não resiste aos joelhos dobrados de um servo de Deus, isso porque a oração é o elo profundo entre o céu e a terra, é onde a fé verdadeiramente deixa de ser doutrina e passar a ser um relacionamento íntimo entre Pai e filho, entre Deus é nós; entretanto, a oração não deve ser um monólogo, mas sim um diálogo, isso porque temos livre acesso ao nosso Senhor, Ele nos concedeu isso através da vitória de Jesus sobre a cruz, tudo para que não houvesse mais empecilhos de comunicação, o Cordeiro Imaculado pagou um preço alto para que o véu fosse rasgado e pudéssemos entrar com ousadia no Santo do Santos.

Ocorre que muitas vezes, mesmo persistindo em oração, deixamos de obter as respostas que buscamos/necessitamos porque simplesmente não esperamos tempo suficiente para ouvir o majestoso falar de Deus em nossos corações. 
Não duvide, o Senhor sempre fala com os seus filhos, Ele fala em sua palavra, fala através de sonhos, de visões, de seus profetas, fala através de circunstâncias e sobretudo através da paz que excede todo o entendimento que deve dominar nossas mentes e corações como templos do Espírito Santo que somos quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador. Verdade é que até no silêncio, Ele deseja comunicar-se conosco, Ele sempre terá algo a nos ensinar, para nosso crescimento em fé e graça. O Senhor ainda fala sim, e glória a Deus por isso!!!

A voz do Senhor é poderosa, diz o salmista. Quando medito nesse texto me vem a mente o Rei dos reis, em seu trono de glória declarando ao povo de Israel que marchasse em direção a Terra Prometida, que avançasse mar a dentro enquanto Ele mesmo cuidava de afogar os carros de Faraó e seus cavaleiros, vejo o Senhor do Exércitos liberando palavras de vitória no arraial do povo de Deus, ouço pela fé uma voz que troveja como um brado do céu enquanto Ele dissipa nossos inimigos nas batalhas que peleja por nós e assim desarma o inimigo de nossas almas como fez com Josafá.
Falar na voz poderosa de Deus me lembra Isaías profeticamente declarando no capítulo 52: 2 "Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias do teu pescoço, ó cativa filha de Sião." Eu, particularmente não consigo imaginar um sacudir que não ressoe com tom de autoridade, sinto diretamente nas palavras do profeta Isaías como que um som de trovão, um canto de guerra, é o mesmo sentimento que tenho quando leio o trecho de Ezequiel 37 onde ele profetiza sobre o vale de ossos sequíssimos, é como se eu sentisse um brado de vida ecoando no vale de morte, de derrota, o silêncio dá espaço para os som dos ossos se unindo...acho maravilhoso. É a voz que troveja, é tremendamente glorioso.

Contudo, essa voz poderosa, sem perder o poder também pode ser doce, com a suavidade de uma brisa de verão, essa mesma voz então se dotará de mansidão e vai falar intimamente e no profundo do nosso ser, durante a quietude de nossa alma, de nossos anseios, de nossas ansiedades, de nossa vida agitada, de nossas vontades que insistem em convergir com a vontade de Deus. Na tormenta de uma tempestade forte, essa voz poderosa e majestosa soprará com ternura nos dizendo que Ele está no barco ou então nos convidando a caminhar sobre as águas, mas nesse contexto, se perdermos o foco dAquele que é o autor e consumador de nossa fé e nos concentrarmos somente no barulho dos trovões ou da ventania que ameça o barco entre o mar revolto, talvez não consigamos ouvir seu falar sereno nos dizendo: "Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus." (Salmos 46:10)

Nunca perca a sensibilidade à voz poderosa e majestosa do Espírito Santo de Deus.

Não deixe de orar, não deixe de jejuar, não deixe de meditar em sua palavra....e não deixe de ouvir! 
De forma forte e tenaz, ou de modo doce e manso, ou no silêncio da paz: Ele falará com você!!!




Um comentário:

  1. Olá Nahiana... Muito bom ler seus artigos!
    Que o Senhor continue te inspirando e abençoando para que fale sempre através Dele e por Ele!
    Beijinhos carinhosos e cheios de saudade!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e participação. Deus te abençõe!